quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

REFORMA MISSIONÁRIA - QUANDO PRECISAMOS DELA?

Nos meus 25 anos de Missões sempre estiveram no meu coração à proposta de fazer uma Reforma Missionária, pois muitas coisas erradas têm sido feito em nome das Missões.

O povo leigo não observa os pecados realizados encima de púlpitos e dentro dos escritórios missionários, mas para mim o qual Deus me há dado capacidade de criticar, podemos observar vários pecados, mas que dentro da justiça de Deus não ficaram impunes no dia do Juízo. 

1. Quando o pecado da Jactância esteja embaçando a beleza da Missão.

Os pecados mais cometidos em nome das Missões variam entre Jactância, Negligência, Abandono, Ausência, Mesmice e falta de criatividade os quais queremos denunciar nas linhas a seguir.

Jactância Missionária é aquele pecado do orgulho cometido pelo que enviam missionários ou por aquele que usa a palavra escrita ou oral para informar, conscientizar sobre missões.

A tentação é aparentar grandeza, citando números, quantidades, localidades fora da realidade, diminuindo também os números é jactância.

Nenhum líder missionário honesto pode gabar-se dos seus números de grandeza. Dizer que nossa igreja, nossa missão esta nos cinco continentes, é uma jactância.

Nenhuma denominação evangélica pode tomar gloria para si mesma, dizendo que é a única igreja no Estado está fazendo a Obra Missionária.

É uma vaidade citar grandes números de Missionários enviados, ou adotados. É um espírito soberbo falar de grandes congressos missionários e grandes cifras de dinheiros arrecadados.

É antiético apelar à generosidade do povo dizendo que o caixa esta zerado, ou esta no vermelho, ou que não alcançou para pagar funcionários ou que não alcançou enviar o salário de todos os missionários.

2. Quando o pecado da Negligencia esteja ocultando nossa Missão.

Quando usamos a palavra Missões sozinha, fica uma sensação de uma Missão sem nome. Todas as Missões devem ter seu nome: Missão espacial, Missão de Paz. Neste caso a Missão da Igreja é Evangelizar.

Dentro deste prisma todas as denominações Evangélicas tem que evangelizar, não importando se elas são pequenas ou grandes, se estão no centro ou na periferia. Se a igreja é centenária ou se está iniciando suas funções.

Igreja que não faz sua Missão de Evangelizar está catalogada dentro de outro pecado chamado: Negligência Missionária, isto é o descuido das Ordens Imperativas dadas por Jesus de fazer discípulos em todas as nações.

(Marcos 16.15) "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."

Os verbos: Ide e Pregai estão estabelecidos como imperativos, ou seja, não é uma opção fazer Missões ou deixar de fazer.

3. Quando o pecado do Abandono esteja fazendo esquecer os Enviados.

Outro pecado muito comum que acontece entre as igrejas, é quando determinada igreja esquece-se do Missionário o qual ela enviou que na maioria das vezes é uma família enviada, com crianças pequenas.

Reduzir o salário do Missionário por que está tendo gastos grandes com as construções locais, é um pecado diante de Deus.

Muito não tem ideia de como poderia surgir um pecado dentro de uma congregação quando estão enviando missionários.

Com dois textos bíblicos queremos reforçar esta definição de pecado. O primeiro texto foi quando Abraão disse que Sara era sua irmã, sendo que na verdade era sua esposa.

(Gênesis 20.7) "Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu".

A partir do momento que alguém orar a Deus por uma causa injusta como o esquecimento de um Missionário, logo isso poderá ser imputado por Deus como pecado.

O segundo texto é tão especial quanto ao primeiro de Abraão mentindo pela sua mulher.

 (Deuteronômio 24.15) "No seu dia lhe pagarás a sua diária, e o sol não se porá sobre isso; porquanto pobre é, e sua vida depende disso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado."

4. Quando o pecado da falta de palavra esteja se tornando hábito.

É pecado também fazer uma Promessa Missionária e se esquecer dela:

(Deuteronômio 23.21). "Quando fizer algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado."

A frequência que um Missionário vive uma desilusão de promessas não cumpridas é muito alta.

5. Quando o pecado da Mesmice esteja sendo reiterado.

Mesmice é o pecado de fazer a mesma coisa, motivado pelo mesmo desejo de vaidade de ter números de Missionários, de fazer congressos de missões apenas para juntar dinheiro.

A falta de criatividade mata o melhor espírito de um culto missionário, até a contribuição diminui, pois os que estão a cargo de culto de Missões não são sensíveis à voz do Espírito Santo.
Existem muitas pessoas fazendo missões, usando uma prática pouco elegante, criativa e chamativa, conhecida como a mesmice.

Mas o que é a mesmice em missões? É fazer as mesmas coisas que todos fazem e esperar resultados extraordinários. Começam criando uma secretaria de missões e não têm missionários.

Fazem ofertas missionárias com destino local. Convidam pregadores para falar de missões sem competência, que nunca foram ao campo e seu coração não estão inflamados por missões.

Os congressos de missões são copiados de um Pastor para outro, fazem cartazes, anunciando preletores e cantores, que não evoluíram para as missões.

Congressos sem conteúdo missionário, sem novidade. Pagam copiosos cachês a pregadores e cantores estrelas Gospel e missionários não são abençoados como se deveriam.

Fazem milhares de carnês de missões que chegam a perder até a validade. A cantina missionária não sai do lugar, ninguém coopera. Os organizadores sem inovação recebem poderes dos Pastores, mas trabalham com o freio de mão puxado, entregam poder e não tem liberdade.

Tem muitos Pastores e promotores de missões, fazendo missões de maneira repetitiva, monótona e na mesmice, não sendo capazes de criar nada novo e ter um estilo específico. Copiam os congressos, as faixas, os cultos, as cantinas, as secretarias, e os erros, plagiam as pregações e logo replicam em suas igrejas.

Fazem cultos de missões só para arrecadar mais uma oferta que fica nos cofres locais. Convidam algum missionário apenas para incentivar a igreja a contribuir, mas terminam atando a boca do boi que debulhou naquele culto, não abençoando a vida do missionário pregador com a oferta que foi levantada.

(Deuteronômio 25.4) "Não amordacem o boi enquanto está debulhando o cereal".

Você poderá adquirir um livro excepcional de minha autoria como também é a autoria deste artigo. O livro se chama: Viver de Missões, no livro você encontrará 1001 dicas de Missões para uma nova geração de Missionários e muitas criticas da minha parte Pr. Teófilo Karkle, sou o autor do livro e de centenas de Artigos Missionários como esse que circulam pela internet. 


A loja do Viver de Missões tem o mesmo nome do site e do livro: www.viverdemissoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário