sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

MODISMOS MISSIONÁRIOS - ALGUÉM TEM QUE FAZER O CORRETO.

Tem muita gente fazendo Missão, parece uma febre, parece o tempo que inventaram aqueles locais comerciais tudo a 1,99 o real se desvalorizou tanto que hoje deveria ser criada outra moda tudo a 8,88.
A continuação veja o perigo dos Modismos Missionários dentro das igrejas, como eles podem fazer da igreja perder sua real identidade e cair no banalismo.

1. Modismo Missionário é ter números extraordinários.

A moda hoje é ter Missionários Nativos e Adotados, por ser mais barato a Igreja que crê nesta forma de salvar o mundo.

Modismo Missionário hoje é expor o maior numero de Missionários espalhados em volta do mundo.
Números altos de Missionários ficam uma Missão difícil de pastorear e de administrar. Se o Gestor Missionário tem 1.000 Missionários, se ele visitar apenas um Missionário por semana levará 19 anos para percorrer todo este exercito.

E haja capacidade de estar fazendo 52 viagens por ano e haja dinheiro precisaria pelo menos 200.000 anuais só em passagens aéreas.

Todos nós sabemos que a Igreja foi estabelecida para espalhar a glória de Deus por toda a Terra. Nada mais, nada menos que isso.

Exatamente por isso temos hoje, em solo brasileiro, a semente do Evangelho de Cristo, que foi plantada aqui, especialmente a partir de meados do século 19. O processo mais natural seria que esta Igreja Evangélica Brasileira, plantada por missionários forâneos, se tornasse, a partir de então, um agente promotor da glória do Senhor.

Mas não foi exatamente isso o que aconteceu. Esse Evangelho chegou até nós, igrejas foram plantadas, vidas foram transformadas, mas a visão da missão da Igreja ficou bem aquém daquilo que deveria ter acontecido.

Ou seja, o Evangelho avançou muito, mas priorizando sempre as próprias denominações e estruturas eclesiásticas, e também as suas posturas apologéticas.

2. Modismo Missionário banaliza a ordem da Missão.

Uma Missionária, nos dias que houve a catástrofe em Mariana - MG, quando apresentei meu livro Viver de Missões, ela deixou clara, que não era época de comprar livro, por que ela estava conseguindo dinheiro para os flagelados de Mariana.

Até a própria prefeitura do município atingido pela invasão de lodo toxico da barragem de Mariana, chegou a dizer que não necessitavam mais de água, roupa ou qualquer outro tipo de doação.

Imagina se todas as igrejas agora começarem projetos missionários e apelar para mais contribuintes, vai banalizar a Missão, ela ficará na flor da pela, na beira da incredulidade e da vulgaridade.

Houve um despertamento Missionário no Brasil na década de 80, muitos fizeram a coisa certa desde então, outros só fizeram lucro, glória popular e se declaram conhecidos e entendedores da matéria missionária.

Tudo se proliferou, Conferências Missionárias, cantos de duplas Missionárias, casais saíram pelo mundo, igrejas construíram salas de Missões, secretarias e departamentos Missionários se aglomeraram.

Teve muita sala, salão, congresso e congressão, mas poucos grãos "almas" foram ganhos com tremenda mobilização.

Alguns se vão gloriavam com "Campos Missionários" e outros se acharam ainda maiores, como quem estoca Missionário, com quem cria missionários a reveria, a ponto de dizer que temos um "celeiro".

Jesus nunca pediu que tivessem "celeiro" de sementes missionárias guardadas, ele mandou que a semente fosse jogada na terra.

3. Modismo toma conta do cenário e da visão.

Todo modismo ele cega os conceitos e arruína os temores. O modismo é como um vento forte que sopra e leva os mais levianos e volúveis imprudentes.

Brasil não é só um país criadouro de mosquitos transmissores de vírus, mas é um ninho de corrupção forte e enraizada na cultura.

Sinto-me um Zé ninguém quando vejo que o publico superlota, aplaude e patrocina seres vestidos de smoking ou de ternos brancos, exuberantes sapatos masculinos, coloridos, longe do tradicional preto ou marrom.

Esses camaradas fazem show miraculoso de derrubar quantidades enormes com apenas o vento do seu paletó.

Hora vejo a igreja perdendo a sua identidade submergida numa hinologia, que é capaz de colocar letra no ritmo que era apenas de baile, e abortar o sacro, santo e correto.

Logo não existirão mais enfermos entre nós, pois igrejas por ai se tornaram curandeiras, "ministros" estão gastando o poder do Espirito Santo com um nível de revelação intenso, sempre certo, sempre exigido pela massa.

Agora as revelações são feita pela radiou com nome e RG e a quantidade de curas exorbitantes. Eu ouvi um Missionário falando pela rádio que naquele momento 7.000 pessoas estavam sendo curada de bico de papagaio, isso não é revelação, isso é delírio.

4. Modismos tira a Igreja do Foco.

O foco da Igreja sempre foi um, ela, a igreja deveria ser uma agencia de salvação, como foi à arca de Noé para todos os animais da terra.

Quantas igrejas brasileiras hoje têm uma estrutura criada para servir a Missão?

Quantas músicas cristãs tem colocado a igreja diante do trono, mas também diante do perdido e do oprimido?

Quantas pregações têm sido direcionadas a alimentar o rebanho e também a desafiá-lo a sair aprisco?

Quantos pastores são mais gestores e administradores que fazedores de tendas?

Nossas reuniões administrativas têm servido para simplesmente gerenciar os negócios da igreja ou para servir melhor aqueles que não fazem parte de nossa comunidade?

Os recursos que tem entrado têm sido usados prioritariamente para manutenção da estrutura funcional da igreja ou canalizados para sustentar missionários e obreiros para plantação de novas igrejas?

Se estas perguntas nos levarem a conclusão de que estamos servindo muito mais a nós mesmos do que aqueles que não conhecem o Evangelho do Reino, então certamente estamos imersos em algum tipo de modismo, que tirou nosso foco da missão da Igreja.

Nesse caso, o melhor de tudo é parar para refletir, orar e voltar ao caminho que Jesus nos propôs: servir aos que não fazem ainda parte do Seu Reino.


Pastor Teófilo Karkle, disponibiliza um livro sério, critico para aqueles que amam fazer corretamente a Obra Missionária, sem modismo, mas com paixão, verdade e luz. 

No site www.viverdemissoes.com.br você poderá encontrar o preço e as condições para as aquisições do Viver de Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário